12 de ago. de 2010

Chuva de Meteoros Perseiada- Agosto 2010

Chuva de Meteóros Perseiada
****************
Chuva de meteoros poderá ser vista da terra, esta chuva origina-se do rastro de um cometa que passou próximo a Constelação de Perseiades. A terra esta em rota para o rastro deixado pelo cometa e neste vários meteoritos. Assim a gravidade da terra atrairá os meteoritos e estes entrarão em orbita queimando-se na entrada.
A constelação de Perseiades é uma constelação do hemisferio norte do céu, por isso aqui no hemisfério sul devemos nos orientar pela Constelação de Pleiades que podem ser localizadas olhando-se para sentido norte - nordeste localizando as 3 marias, o aglomerado de estrelas próximo serão as pleiades.
O horário mais fácil de ver a chuva de meteoros será entre as 4 e 5 da horas da madrugada de quinta-feira 12/8 para sexta-feira 13/8, isso para o hemisferio sul com observância do estado de São Paulo. Na madrugada de sexta para sábado será mais dificil pelo fato de estarmos nos afastando do rastro do cometa.
O evento será visto como riscos amarelo alaranjados cruzando pequenos espaços do céu, cerca de um a cada 2 minutos. É melhor visualizado de um local escuro, ou com menos luminosidade possível entre as 4 e 5 da manhã no hemisfério sul- hora de Brasilia.

Boa visualização para todos.
Fonte: Radio USP
************************
********************
Chuva de meteoros
***********
A chuva de meteoros Perseidas (assim chamados porque os meteoros vêm da direção da constelação de Perseus) é causada por detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle.
A cada 133 anos, o enorme cometa cruza o Sistema Solar e deixa para trás um rastro de poeira e detritos.
Quando a Terra passa pela região, os fragmentos se chocam com a atmosfera a 140.000 mph (aproximadamente 225.000 quilômetros por hora) e se desintegram em explosões de luz.
A zona de detritos deixada pelo cometa é tão larga que a Terra passa semanas dentro dela. Observadores já estão avistando Perseidas ocasionais há alguns dias.
Segundo a Nasa, essa "garoa" de meteoros pode virar um verdadeiro temporal entre os dias 11 e 13 de agosto, quando a Terra passa pela zona de maior concentração de detritos.
Longe da luz
O espetáculo anual de meteoros Perseidas estará particularmente bonito em 2010 porque a Lua, em fase crescente, não vai estar muito visível no período de maior atividade.
O brilho lunar pode apagar uma boa chuva de meteoros, mas a equipe da Nasa diz que não será o caso dessa vez.
O melhor período para observação são as horas mais escuras da noite, quando a maioria dos observadores no hemisfério norte poderá ver dezenas de Perseidas por hora.
Para ver melhor, é bom evitar as luzes da cidade, sugere a Nasa. A escuridão do campo, por exemplo, aumenta entre três e dez vezes o número de meteoros que podem ser avistados.
Fonte: Jornal Estado de SP